MARCELO CAMELO


Marcelo de Souza Camelo (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1978) é um celebrado compositor, cantor, guitarrista, violonista brasileiro e poeta. É conhecido por ter sido vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Los Hermanos, grupo que influenciou diretamente os rumos do gênero no Brasil e, desde então, passou a ser frequentemente comparado ao compositor Chico Buarque de Hollanda. Atualmente, o cantor segue em carreira solo. 'Sou', seu primeiro disco após a ruptura com a banda, foi lançado em 2008.


Filho de Ernesto Camelo e da pintora naif Ana Camelo, Marcelo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, tendo crescido em Jacarepaguá, zona oeste da cidade. Teve seus primeiros contatos com o rock quando se tornou fã da banda de hard-rock Bon Jovi.

Seu contato com o rock alternativo se daria em sua época de faculdade, quando participava ativamente de um fanzine voltado para a cena musical do Rio de Janeiro, no qual entrevistaria, inclusive, Alexandre Kassin, à época, membro da banda Acabou La Tequila, uma das maiores influências musicais de Camelo.

Foi cursando Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, que Marcelo Camelo iniciou os primeiros contatos com o palco, tendo formado as bandas Drive By, Barnabé e Minanina's Popcorn antes de iniciar as formações da banda que viria a se chamar Los Hermanos.
Do jovem que escrevia "músicas de hardcore e ska que falassem de amor", em 1999, Marcelo Camelo se tornou uma das figuras mais destacadas da primeira década do século XXI no cenário do rock nacional após o lançamento dos álbuns da banda Los Hermanos, "Bloco do Eu Sozinho" e "Ventura", respectivamente, de 2001 e 2003.

Foi com esses trabalhos que a banda passou a desfrutar de um prestígio junto à crítica e também ao público.

Esses dois álbuns figuram na lista elaborada pela revista Rolling Stone dos 100 maiores discos da música brasileira.

Apesar de ter suas composições gravadas por cantoras independentes do cenário nacional, foi somente após a cantora Maria Rita ter gravado três canções de Camelo em seu álbum de estréia, que Camelo passou a ostentar, exclusivamente, uma posição como influente compositor. De acordo com a cantora, sete canções do compositor entrariam no álbum. Decisão que foi repensada por ter demasiadas canções de um único músico.
Em 2008, após o anunciado hiato da banda, o compositor lançou seu primeiro disco intitulado 'Sou'. O álbum, que traz uma capa-poema do artista plástico Rodrigo Linares, foi lançado primeiramente na internet, por meio do site Sonora, do portal Terra.

O disco traz 14 faixas compostas por Marcelo Camelo, sendo duas executadas exclusivamente pela pianista Clara Sverner, uma das convidadas especiais do disco. Além dela, a banda paulistana Hurtmold, a cantora Mallu Magalhães e o sanfoneiro Dominguinhos, marcam presença no álbum.

A música 'Janta' que conta com a participação de Magalhães, foi incluída pela Revista Rolling Stone como a melhor faixa de 2008.