
Jorge Luis Sant’Anna VerciloNasceu no rio de Janeiro (RJ) em 11 de outubro de 1968Entrou para o meio musical incentivado por sua tia e cantora Lêda Barbosa.
Aprendeu violão cedo e chegou a estudar na escola de música Villa Lobos no Rio de Janeiro.
O cantor sempre foi muito influenciado pelo som de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan e pela black music norte-americana.Em 1989, participou do Festival Internacional de Trovadores, Itrofesticur, em Curaçau, no Caribe e conseguiu o primeiro lugar com a música "Alegre".
O primeiro disco veio em 1994, Encontro das Águas, pela gravadora Continental.
Com um trabalho acústico voltado para os sons nacionais, apresentou vários ritmos, como samba, afoxé e até mesmo a salsa.Dois anos mais tarde lançou Em Tudo que é Belo, também pela Continental.
O trabalho eclético trouxe composições sintonizadas com a moderna MPB.
Canções como "Raios da manhã" e "Infinito amor" entraram para trilhas sonoras de novelas globais.Já em 1997, foi indicado para o prêmio Sharp como melhor cantor pop.
Depois, Jorge Vercilo ainda marcou presença com a música "Amanheceu" no Festival da Música Brasileira, promovido pela Rede Globo em 2000, se destacando como um dos grandes nomes da nova MPB.
No mesmo ano, realizou seu antigo sonho de gravar um dueto com Djavan, em "Final feliz", do disco Leve, lançado numa produção independente após seu desligamento da gravadora Continental. Pela primeira vez, seu trabalho alcançou sucesso nacional.
Em 2001, assinou um contrato com a EMI Music e lançou o disco Elo em 2002, bem recebido com a canção "Que nem maré".
O ano de 2003 foi um dos mais produtivos na carreira do músico. Além da coletânea Perfil, pela Som Livre, ele colocou nas lojas o seu quinto disco de composições inéditas, o álbum Livre.
O trabalho teve como carro-chefe “Monalisa”, uma das canções de maior destaque de Jorge Vercilo. O material foi lançado em CD e DVD, com documentário, ‘making of’ e videoclipes.
Outras de suas músicas ainda continuam sendo regravadas por diversos artistas e, invariavelmente, acabam se tornando trilha de novelas e filmes.O sucesso continuou em 2005 com o lançamento do disco Signo de Ar, com novas parcerias e novas sonoridades.
Em 2006, com 10 anos de carreira, Jorge Vercilo lançou seu primeiro trabalho ao vivo, CD e DVD Jorge Vercilo ao Vivo, em que o cantor reuniu os sucessos das novelas e os hits à duas músicas inéditas.
Contou ainda com as participações de Ana Carolina, Marcos Valle e Leila Pinheiro.
Discografia:
Encontro das Águas (1993)
Em Tudo que é Belo (1996)
Leve (2000)
Elo (2002)
Perfil (2003)
Livre (2003)
CD e DVDSigno de Ar (2005)
Ao Vivo (2006) CD e DVD